
O Segundo Congresso da Mulher Brasileira em Madri, realizado ontem, foi mais do que um encontro de ideias – foi um espaço de reflexão e fortalecimento coletivo para mulheres brasileiras que, como muitas outras imigrantes, enfrentam o desafio de (re)construir suas vidas em um novo contexto social e cultural.
As duas palestras principais do evento, uma sobre carreira e empreendedorismo e a outra, ministrada por Luana Piovani sobre violencia de gênero, exploraram não apenas o campo das realizações profissionais e pessoais, mas também as lutas enfrentadas pelas mulheres imigrantes. Esses temas, quando observados à luz da psicanálise, revelam camadas profundas da nossa relação com o “outro” e a identidade. Desde Freud sabemos que o “estranho” (o estrangeiro, o imigrante) não é apenas aquele que vem de fora, mas algo que ativa em nós sentimentos reprimidos, uma inquietação psíquica que revela nossos próprios medos e preconceitos.
O imigrante, como o estrangeiro freudiano, carrega em si a representação simbólica do que foi reprimido pelas sociedades que o recebem – questões de desigualdade, exclusão e dependência que muitas vezes preferimos ignorar. No entanto, a palestra de Luana Piovani sobre violência de gênero através de seu projeto Oráculo trouxe à tona uma das faces mais dolorosas dessa marginalização: o aumento da vulnerabilidade das mulheres imigrantes diante de uma estrutura patriarcal que perpetua a violência, muitas vezes invisibilizada por barreiras culturais, linguísticas e sociais.
A violência, como bem discutido, não é apenas física, mas simbólica, ocorrendo em espaços onde as mulheres não encontram redes de apoio ou visibilidade. A psicanálise, aqui, pode nos ajudar a compreender essa alienação ao lembrar que a identidade feminina, especialmente a da mulher imigrante, é moldada e muitas vezes fragmentada pela experiência de ser o «outro» em um território que lhe é estranho. Contudo, o congresso também mostrou o outro lado dessa realidade.
A palestra sobre carreira e empreendedorismo reforçou a ideia de que, ao construir redes de apoio como o Grupo Mulheres do Brasil em Madri, criamos espaços de espelhamento coletivo, onde as mulheres se veem e se reconhecem umas nas outras. Esse processo, descrito por Lacan como o estágio do espelho, nos ensina que a identidade não se forma isoladamente, mas em relação ao outro. As mulheres que participam de redes como essa podem se desalienar, pois encontram no grupo uma forma de resistir às imagens e discursos limitantes impostos pela sociedade patriarcal.
O grupo Mulheres do Brasil funciona como um verdadeiro espelho coletivo, onde as mulheres imigrantes podem refletir umas nas outras suas histórias, desafios e, principalmente, suas conquistas. Neste espelho, não são projetadas as imagens estereotipadas ou marginalizadas que muitas vezes a sociedade lhes impõe. Pelo contrário, nele encontram reflexos de força, solidariedade e empoderamento. A união em torno de temas como o empreendedorismo e o combate à violência de gênero permite que cada uma não apenas se reconheça nas outras, mas também encontre uma forma de reconstruir sua identidade de maneira mais autônoma e íntegra.
Assim, podemos concluir que a psicanálise, especialmente por meio de Freud e Lacan, nos oferece importantes ferramentas para entender os desafios e as potencialidades da mulher imigrante. O “estranho” freudiano e o “eu alienado” de Lacan são metáforas poderosas para compreender as barreiras que essas mulheres enfrentam, tanto no nível simbólico quanto no material. No entanto, ao mesmo tempo, a construção de redes como o Grupo Mulheres do Brasil em Madri nos mostra que é possível ressignificar essas experiências, criando novos espelhos onde a identidade é fortalecida através do apoio mútuo e do reconhecimento coletivo. O congresso foi uma demonstração clara de como essas redes são essenciais para transformar a alienação em empoderamento, fazendo com que as mulheres imigrantes não sejam apenas reflexos de uma imagem estrangeira, mas sim protagonistas de suas próprias histórias.
Deja un comentario