
A compreensão dos sintomas na psicanálise passa por uma análise profunda dos processos inconscientes que os originam. Freud, pioneiro na investigação do inconsciente, dedicou grande parte de sua obra a explorar como a libido – essa energia psíquica que move nossos desejos e ações – se relaciona com a formação dos sintomas.
Em seu texto “Os caminhos da formação dos sintomas” (1917/1980), Freud nos oferece uma visão detalhada de como a libido pode fixar-se em certos pontos da psique, resultando na formação de sintomas. Ele sugere que, mesmo que a libido aparentemente abandone certos objetos e tendências, estes não desaparecem por completo. Em vez disso, permanecem vivos nas fantasias inconscientes, esperando para se manifestar quando as condições forem favoráveis. Freud argumenta que a libido, ao se retirar para essas fantasias, encontra um caminho já trilhado que a conduz de volta às fixações recalcadas, ou seja, àquelas experiências e desejos que foram reprimidos, mas que continuam a influenciar o sujeito de forma inconsciente.
Freud conclui que, ao partir dessas fantasias inconscientes, a libido retrocede até as suas origens, até os pontos de fixação no inconsciente. Esse movimento psíquico revela como os sintomas surgem como substitutos de uma série de fantasias e recordações de experiências traumáticas, particularmente aquelas ligadas ao início da vida sexual. Através dos mecanismos de condensação e deslocamento – onde diferentes ideias ou desejos inconscientes se fundem ou transferem sua carga emocional para novos objetos – os sintomas tornam-se uma forma de satisfação substituta para o sujeito.
Nos anos 1920, com a introdução da segunda tópica do aparelho psíquico e a noção de pulsão de morte, Freud avançou ainda mais em sua teoria. Ele passou a demonstrar que existe um aspecto do gozo que é impossível de ser totalmente representado ou integrado ao nosso consciente. Esse “real de gozo” coloca em evidência o caráter problemático e perturbador da realidade psíquica, que se expressa nos sintomas.
No texto “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud aprofunda essa discussão ao descrever o sintoma como um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu latente, reprimida. O sintoma, então, é a consequência direta do recalcamento, um processo em que desejos e impulsos são empurrados para fora da consciência, mas continuam a influenciar o comportamento do sujeito de forma indireta.
Freud nos mostra, assim, que os sintomas não são simplesmente problemas a serem eliminados, mas expressões complexas de conflitos internos que carregam um significado profundo. Eles são, em última análise, produtos de uma luta constante entre as forças do inconsciente e as exigências da realidade, e é através do trabalho psicanalítico que podemos começar a decifrar seus mistérios e a trazer à luz os desejos e traumas que os alimentam.
Referências:
• Freud, S. (1917/1980) – “Os caminhos da formação dos sintomas”
• Freud, S. (1926/1980) – “Inibição, sintoma e angústia”
Deja un comentario